Curso de garçom SENAC

O curso de garçom SENAC é uma grande opção para quem precisa se especializar na área. Muitos restaurantes de renome não aceitam qualquer profissional para trabalhar como garçom. Confira a seguir como realizar a sua inscrição.

Ser garçom exige um certo preparo para que se tenha condições de demonstrar eficiência, podendo então manter  seu emprego no restaurante.

Além de grandes formações, o SENAC é conhecido por oferecer cursos gratuitos. Tudo o que você precisa fazer para participar é verificar se o SENAC mais próximo da sua casa contém o curso que você gostaria de fazer. Veja abaixo como se inscrever.

Inscrições curso de garçom SENAC

Para que você possa realizar a sua inscrição de forma rápida e segura, montamos um simples passo a passo . Confira:

Passo 1: Acesse o site oficial do SENAC de seu estado;


Passo 2: Na página, você deverá procurar pela opção “Cursos técnicos”;


Passo 3: Será aberta uma nova janela com os cursos disponíveis, dentre eles o curso de garçom;


Passo 4: Verifique as instruções da página e clique na opção de Inscrição;


Passo 5: Preencha corretamente o formulário com todos os dados solicitados;


Passo 6: Finalize o processo e espere pelo resultado.


Veja outros Cursos do SENAC para realizar sua inscrição agora mesmo:

Para se inscrever no curso formação de garçom SENAC é necessário estar encaixado em alguns critérios de avaliação, sendo eles:

  • Pertencer a uma família cuja renda per capita seja de até 2 salários mínimos;
  • Não estar fazendo o mesmo curso na instituição;
  • Não estar fazendo qualquer outro curso na instituição no mesmo período;
  • Não estar participando de nenhum processo de seleção de bolsa;
  • Não ter abandonado nenhum curso que tenha ganho bolsa de estudos nos últimos 2 anos.

Programa de gratuidade SENAC

Caso a grana esteja curta, você pode aproveitar programas governamentais que oferecem bolsas integrais e parciais para os alunos que cumpram com os requisitos mínimos que são solicitados por esses programas, são eles: ProUni e FIES.

Além disso, o Senac oferece uma bolsa de 50% durante o primeiro semestre como uma espécie de incentivo acadêmico, para fazer com que os alunos consigam se planejar para bancar a faculdade.

Acessando o site oficial do Senac, você irá encontrar uma página explicando corretamente o que você precisa fazer para conseguir esse incentivo acadêmico.

Lembre-se, se tiver feito a prova do Enem, as suas chances de conseguir qualquer incentivo do governo ou de uma instituição privada são muito maiores.

Como funciona o curso de garçom SENAC?

O curso foi criado com a intenção de ensinar os alunos a como trabalhar como garçom, desenvolvendo habilidades necessárias para exercer a função.

curso de garçom

O garçom deve apresentar-se como um profissional disposto a executar diferentes tarefas, capaz de adaptar-se aos diversos ambientes de trabalho, estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente, ter sensibilidade para o contato com o público, estar preparado para suportar grandes jornadas de trabalho, buscar trabalhar com pontualidade e profissionalismo, dominar as técnicas pertinentes ao ofício e buscar aperfeiçoamento contínuo.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito

  • Idade mínima: 18 anos
  • Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto

Programação do curso

  • Perfil profissional: postura, planejamento de carreira;

  • Ambientes de trabalho do garçom: locais, setores;

  • Tipologia de empreendimentos do segmento de A&B;

  • Boas Práticas nos serviços de alimentação;

  • Segurança aplicada a operação do salão: equipamentos de proteção individual (EPIs), primeiros socorros;

  • Conceito de 5 Rs aplicável ao trabalho do garçom: repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar;

  • Organização e estrutura do salão;

  • Materiais do restaurante: funções e características (móveis, equipamentos, utensílios e rouparia);

  • Planejamento para execução do serviço: check list, documentos de controle de materiais e requisição, procedimentos de ordem de serviço;

  • Técnicas básicas de cozinha: molhos, métodos de cocção, técnicas de corte de alimentos;

  • Bebidas – Tipos: fermentadas, destiladas, quentes, frias;

  • Características;

  • Processos de produção;

  • Coquetéis – Tipos: categorias e características;

  • Serviços: modalidades e regras de serviço;

  • Serviços de Bebidas: alcoólicas, não alcoólicas.

  • Compatibilização entre alimentos e bebidas: harmonização, convivência e desacordo;

  • Atendimento ao cliente: tipos e perfis de clientes (características, desejos, necessidades);

  • Pedidos: anotação, abertura, fechamento de contas;

  • Formas de pagamento;

  • Vendas de alimentos e bebidas: etapas, técnicas de vendas, ações de fidelização do cliente.

Mercado de trabalho para o garçom

O garçom é o profissional, responsável por receber, conduzir, acomodar, atender e servir os clientes. Esta profissão tem um espaço competitivo e plural para preencher que só será conquistado com uma formação de qualidade e com conteúdo moderno e atualizado.

curso de garçom

Quem trabalha como garçom em restaurantes simples de fato não necessita de uma formação adequada. Contudo, a carreira de garçom pode ser muito interessante se você tiver condições de trabalhar em restaurantes de renome.

Para conseguir essa oportunidades, será necessário investir o seu tempo em uma graduação adequada, como o curso formação de garçom oferecido pelo SENAC.

O curso de garçom tem certificado?

O curso de garçom SENAC oferece certificação de conclusão de curso, e ainda por cima, garante ao estudante uma vantagem por estar recebendo um diploma de um curso vindo de uma instituição de tanto peso quanto o SENAC.

Cursos com Alto Índice de Empregabilidade

Segundo pesquisas, o curso de garçom oferecido pelo SENAC é muito procurado devido a facilidade para ingressar no mercado de trabalho, além dele, existem outras profissões que tem alto índice de empregabilidade, confira quais as profissões que mais empregam e as instituições que oferecem vagas para os cursos.

Inscrições para Cursos do SEBRAE:

Inscrições para Cursos do SENAI:

O curso de garçom SENAC vale a pena?

Em relação a qualidade do curso, a instituição é conhecida como uma das mais bem avaliadas no nosso país pelo MEC, logo, o curso de zelador Senac conta com uma metodologia totalmente diferenciada e de máxima excelência.

Devido a toda a expertise que a instituição tem, ela consegue oferecer a todos um curso formação de garçom de alta qualidade, com uma gestão impecável e com professores que sabem de fato o que estão lecionando, trazendo uma metodologia totalmente diferenciada.

O reconhecimento da sociedade em relação aos diplomas emitidos pelo Senac, é um dos pontos mais significativos para escolher a instituição para sua qualificação.

Aproveitem essas e muitas outras dicas que se encontram aqui no nosso Blog à sua disposição.

Curso de zelador SENAC

O curso de zelador SENAC é algo muito importante para quem está interessado em fazer o melhor trabalho possível. O SENAC oferece uma metodologia de ensino invejável, e por isso, é capaz de agregar muito valor no currículo. Veja abaixo como se inscrever.

O curso é para os interessados em  ingressar na área de zeladoria e Facilities Management. Ele abrange aulas teóricas e práticas, atividades individuais e em grupo, jogos, pesquisas, estudo de casos, dramatizações e visitas técnicas.

Além de oferecer uma excelente metodologia, o SENAC é conhecido por ser uma instituição muito focada em oferecer cursos gratuitos para quem não pode pagar. Confira a seguir como realizar a sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *